sábado, 30 de outubro de 2010

Cavar um poço de 20 metro ou 20 poços de 1 metro?

Uma metáfora interessante que nos ajuda a compreender a importância da segmentação.
Pode ser lida neste site. Segmentar é agrupar clientes com necessidades semelhantes,  em vista a  responder de forma diferenciada a necessidades diferenciadas.

12 comentários:

  1. Segmentar é dividir de diversas formas um determinado tema.
    Na área da banca, cabe aos bancos segmentar os clientes, ou seja, "colocá-los" num determinado perfil de acordo com as diversas necessidades destes.
    Podemos dividir os diversos clientes em encarteirados (aqueles que têm um gestor de conta e são "alvos" para pôr em prática o cross selling), os clientes private (aqueles que têm "tratamento especial", em que a sua proximidade com o banco é elevada, devido ao seu rendimento elevado), rede empresas e os clientes Mass Market (chamados "clientes comuns").
    Devemos ter em noção que ao longo da vida o perfil de risco de um cliente pode alterar e assim mudar de segmento, pois as suas necessidades serão diferentes. Cabe ao Banco estar atento a estas situações.

    Ana Cristina nº3286

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  2. Antigamente era o cliente que ia ao encontro do banco, hoje em dia é o banco que procura o cliente. E procura o cliente no sentido de o fidelizar e satisfazer da melhor forma.
    Neste contexto, o produto é estruturado para um determinado perfil de clientes.
    Por este motivo temos os clientes encarteirados ( clientes com gestor de conta), clientes private ( clientes com bons rendimentos e que oferecem garantia de negócio futuro) e os clientes MASS MARKET (restantes clientes sem gestor).Cada cliente merece ser tratado da melhor forma possível sem ser menosprezado,pois a qualquer momento o seu perfil pode sofrer alterações e passar para outro segmento.
    Assim, considero a segmentação de mercados importante pois podemos clarificar objectivos e estratégias.

    Dora Senos nº3291

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  3. A segmentação permite ao banco definir grupos com objectivos específicos, ou seja, grupos onde existem as mesmas necessidades e por isso produtos específicos para a satisfação dessas necessidades.
    Podemos então afirmar, que hoje em dia existe o produto certo para cada cliente e não ao contrario pois na actualidade o banco esta direccionado para a satisfação do cliente.
    Temos então, clientes MASS MARKET (que são os clientes em geral,sem gestor), clientes private ( clientes com um envolvimento e rendimento maior) e clientes encarteirados (clientes com envolvimento que lhe permitem ter atenção de um gestor de conta).
    Contudo, um cliente que hoje faça parte de um segmento poderá facilmente passar para outro segmento, pois as sua necessidades poderão sofrer alterações, sendo função do banco prever estes acontecimentos.

    Ana Andrade nº3288

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  4. «Segmentar o mercado é um resultado da divisão de um mercado em grupos pequenos. Este processo é originado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.»
    Começo por apontar que antigamente o cliente procurava o banco, mas houve mudanças, e então agora é o banco que vai procurar clientes. O banco tenta ajustar um produto a cada cliente e satisfazê-lo da melhor maneira.
    Os clientes estão divididos em vários grupos, existe o grupo dos clientes mass market, estes são os clientes em geral, clientes private, clientes com um rendimento favorável e os clientes encarteirados, que são aqueles que o banco considera que merecem uma atenção maior por parte do gestor de conta.
    Termino este comentário, afirmando que a segmentação é bastante importante pois torna-se mais fácil para o banco tomar decisões.

    Joana Leão nº 3294

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  5. A segmentação é nada mais nada menos do que separar o mercado em partes, agrupando conjuntos de entidades (pessoas e/ou organizações), de acordo com determinadas características que sejam úteis aos propósitos do banco.
    O banco faz a segmentação de clientes, dependendo dos rendimentos e comportamentos que estes têm, dividindo assim, o mercado, em clientes "encarteirados" (clientes com gestor de conta), os clientes Private (clientes que trazem grande rendimento ao banco),e, por fim, clientes Mass Market (clientes normais - ou seja, com rendimentos baixos ou razoáveis).
    É importante salientar que os clientes "Private" e/ou "Encarteirados" podem "passar" para os clientes "mass market" assim como vice-versa, pois ninguém sabe se amanhã nos vai sair a lotaria, ou se a empresa onde trabalhamos, vai à falência.
    Por fim, deixo uma frase sábia de Jardim Gonçalves: "não se deve tratar os filhos todos da mesma maneira, pois são diferentes uns dos outros".

    César Silva nº3289 2ªE19

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  6. Segmentar é dividir de diversas formas um determinado tema.
    Os principais macro-segmentos na banca são os seguintes: retalho (agências bancárias),private (particulares de rendimentos elevados) ecorporate (pequenas, médias e grandes empresas cujo volume de negócios não se enquadra ao nível do retalho). A maioria dos bancos nacionais apresenta esta estrutura de macro-segmentos, no entanto há bancos que se especializam em apenas um deles. Por razões óbvias, o segmento de retalho é o que apresenta uma base de clientes mais alargada e que, por sua vez, pode ser subdividido em vários outros segmentos. A segmentação na banca revela-se uma medida de extrema relevância, porquanto permite disponibilizar propostas de valor adequadas e diversificadas de acordo com o tipo de cliente.

    Jose Gomes
    2E19

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  7. A segmentação é por e simplesmente a divisão do mercado em diversas partes, consuante os rendimentos, partimonio e os comportamentos dos clientes.
    Assim podemos ter Clientes Encarteirados, Clientes Private e Clientes Mass Market.
    Clientes Encarteirados são clientes que têm associados a sua conta bancária um gestor de conta.
    Clientes Private são clientes que têm um tratamento especial em função do seus elevadissimos rendimentos.
    Os Clientes Mass Market são a massa comum de negocio do banco.
    Este processo pode sofrer alterações.

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  8. (esqueci-me de colocar o nome no comentario)
    Tiago Goncalves
    2 e19

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  9. Como é obvio, nem todos os clientes podem ser tratados da mesma forma consoante a sua segmentação no mercado.
    Então temos os clientes Encarteirados, que têm associados um gestor de conta, os Clientes Private, que têm um tratamento especialo conforme os seus elevados rendimentos, e finalmente temos os clientes Mass Market, que constituem grande parte dos clientes bancários, que não têm associado um gestor á sua conta.
    Pedro Ribeiro nº3300

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  10. Concordo com o Pedro Ribeiro
    Eduardo Ferreira 3292 E19

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  11. A segmentação é um processo que visa distinguir os clientes, visto que estes tem necessidades diferentes.
    O processo da segmentação teoricamente é algo recente porque antigamente, o cliente dirigiasse ao banco onde subscrevia um certo produto padrão, hoje o banco adapta os produtos a diferençiação de cada segmento.
    Existem ainda outro ponto de vista da segmentação, evidentemente qualquer agência promove um atendimento de qualidade a qualquer cliente mas de certa forma os clientes encarteirados sentir-se-iam desvalorizados se não fossem tratados de uma forma diferenciada daí ser dado um tratamento de exelencia a este.
    Num mundo onde as necessidades diferem de pessoa para pessoa é o objectivo da banca vender produtos a todas as pessoas daí adapta-los ás varias necessidades de cada uma delas.
    Miguel Lopes

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  12. A segmentação é um processo que destingue os clientes, por a seguinte forma: um cliente que tem um vencimento de 1500€ tem muito mais necessidades que um cliente que recebe 500€. Paraentes com elevado vencimento têm um gestor de conta.
    O banco tem diversos produtos, estes que se destinam dependentemente do perfil do cliente.
    Os clientes têm que ser tratados consuante das suas possiblidades socio-economicas.
    Assim deixo postado o seguinte comentario,
    Com os maiores comprimentos:
    Samuel Pinto Nº3303

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