quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pagamentos on line em alta

Segundo a Visa, nos dois últimos anos o dia mais movimentado para compras pela Internet foi a segunda-feira mais próxima do início de Dezembro, que foi ontem. Lembrando a aproximação do Natal, explicou que "a combinação entre o pagamento de salários e o prazo de entrega [das prendas de Natal] são factores tomados em consideração pelos consumidores, que conduzem a um recorde de compras online".
Um estudo da Visa Europe diz que ontem foi o dia mais movimentado do ano em compras online na Europa, rondando os 460 milhões de euros.
Do Diário de Notícias, aqui.

1 comentário:

  1. Qual é a maior agência de todos os bancos ?
    - Sem dúvida nenhuma, Home Banking.
    É um facto que a informatização é responsável pelo aumento acentuado do volume de negócios das agências, tanto a nivel interno, nomeadamente, trabalhos que eram feitos por bancários que agora são desempenhados por computador, o que possibilita um aumento de comerciais, assim como uma mais fácil gestão de clientes em massa. A nivel externo o Home Banking, é uma agência virtual aberta 24 sobre 24 horas, com capacidade para satisfazer em simultâneo as necessidades de inúmeros clientes.
    Esta minha pequena introdução é para facilitar a abordagem que se segue, nomeadamente os temas referidos aqui pelo professor, sendo eles :
    -Utilização do cartão de crédito para pagamentos online.
    -Utilização do cartão virtual que muitos bancos já lançaram para facilitar pagamentos online.
    -Consumismo em tempos de crise.
    Uma das situações que aqui se verificam é que mesmo em tempos de crise, as pessoas deixam-se envolver pelo espirito consumista/natalicio, e o que verificamos é que em finais do mês de Novembro as pessoas passam ao ataque ás prendas, “antes que esgotem”, parece que ainda muitas pessoas tendem a ignorar o que é um facto, existe necessidade de poupança, e a partir do dia 31 de Janeiro a crise vai ser geralmente sentida. Por outro lado este recorde atingido deve-se também ao aumento gradual do número de pessoas que acedem á modalidade de pagamentos via Internet, é efectivamente uma forma mais cómoda de ir ás compras evitando filas e confusões, acontece que este uso do cartão de crédito representa uma tentação para muitos, muitos utilizam indiscriminadamente o plafound que têm associado, algumas vez sem possibilidade de reembolsar esses valores aos bancos, e quando reembolsam muita das vezes já não podem fugir ao pagamento de juros, é evidente que para o banco isto tem uma rentabilidade elevada, no entanto é um produto que resulta em algum risco para o banco, dependendo também do cliente, (gestão que é feita antecipadamente, avaliando a capacidade de reembolso do cliente). Muitos efectivamente não recorrem á vertente “crédito”, mas utilizam indiscrimindamente os seus súbsidios natalicios, valores que nos tempos que correm seriam melhor aplicados enquanto poupanças, pois é sabida a importância da poupança neste momento.
    Queria destacar ainda outro perigo dos cartões de crédito, o ano passado, um colega meu que jogava determinado jogo-online, efectuou pagamentos através do meu cartão, (Cartão MTV débito diferido, com a vertente – crédito), acontece que ele necessitou apenas dos digitos que estão na frente do cartão e nada mais, pelo que devemos ter cuidado com o tratamento que damos ao cartão “fisico”, visto que basta uma imagem do cartão para se efectuarem a maioria dos pagamentos on-line.
    Por último o cartão virtual para compras online, é um cartão com utilização limitada ao valor pré-carregado, que pode ser recarregado quando e com quanto o cliente quiser, seja através do respectivo serviço de acesso á net do seu banco, seja através de uma ATM, ou mesmo dirigindo-se á agência, este cartão é mais seguro, por ser um cartão virtual que exige a utilização de um código secreto e a nivel do consumo, não representa crédito, o que significa que o cliente só pode gastar o valor depositado.

    Carlos Filipe Pereira Araújo nº 3156 2E19

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