quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Quanto custam os melões?

Num dos intervalos, ouvi um empresário a lamentar-se de que "os bancos estão a aumentar os 'spreads'" e de que "essa medida agrava ainda mais a situação das empresas". Este desabafo teve uma resposta curiosa: "o sr. Manuel, se comprar os melões a €1, pode eventualmente vendê-los a €1,5; mas se os comprar a €2, já não o poderá fazer. Terá que vendê-los a um valor superior." Ora este diálogo explica bem o que se está a passar actualmente no sector bancário.
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Para isso, os funcionários da banca deverão estar treinados para actuar em situações de crise e com clientes difíceis. Num sector em fase de maturidade, sem grandes diferenças entres os produtos financeiros de cada banco, o que fará a distinção é a qualidade de serviço. E isso só é possível com colaboradores que dominem, para além da componente técnica, a "arte de sedução" dos clientes.
Para ler na íntegra este artigo de Bruno Valverde Cota, clicar aqui.

3 comentários:

  1. É verdade, é impossível em qualquer negócio comprar a 2€ e vender a 1,5€.
    É cada vez mais observável que as pessoas (clientes dos bancos) sofrem imenso de falta de informação.
    Só quem está do “lado de cá” (colaboradores bancários) é que sabe o quanto é difícil de explicar qualquer tipo de produto aos fregueses.
    Se o sr. Manuel comprar melões a 1€, poderá vende-los a 1,5€, mas se comprar os mesmos melões a 2€ já não o poderá fazer. O mesmo acontece com os bancos! Para concederem crédito, têm que comprar o dinheiro em algum lado, por isso, o aumento dos ‘spreads’ deve-se a isto mesmo. O custo do dinheiro tem vindo a aumentar, logo os bancos não poderão continuar a vender o dinheiro ao mesmo preço que o faziam.

    Ana Rodrigues
    Nº 3287

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  2. Como disse a minha colega Ana Rodrigues e muito bem é impossivel comprar melões a 2€ e vender a 1.50€. Com o banco acontece o mesmo caso. Os bancos Portugueses diversas vezes pedem crédito ao exterior para ceder crédito a população Portuguesa. Como o banco paga pelo crédito que lhe foi concedido vai ter de aumentar o spreed do crédito que concedeu aos clientes para ganhar algum dinheiro com esta operação.
    Outro caso que faz com que os spreeds aumentem é o risco. Devido ao preço de vida ter vindo a aumentar nos ultimos anos, o numeros de incumprimentos nos créditos tambem tem aumentado. Este tipo de situações são muito dificeis de esplicar aos clientes, pois estes por diversas vezes não têm conhecimento das situções economicas dos Bancos.

    Tiago Gonçalves
    Nº 3306

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  3. Em qualquer negócio é impossível vender a um preço mais baixo do que se compra. Ou seja, se sou comerciante e vou comprar o meu produto a 2€ não o vou poder vender a 1.50€, seria a minha ruína.
    Assim sendo, e como a actividade bancaria também é um negócio, também "compra" o seu produto aos fornecedores ,assim, se compra a 2€ tem de vender a 2.50€.
    Ao conceder um crédito a um cliente o banco esta a emprestar recursos financeiros que também lhe foi emprestado a troco de juros. Ora, o banco tem de se salvaguardar de possíveis incumprimentos e ao mesmo tempo tirar a taxa que ele próprio tem de pagar, assim se aumentam os spread's.
    Nos dias de hoje existe falta de conhecimento por parte dos clientes destas situações,mas a vida não esta fácil e até para os bancos as taxas aplicadas são altas,logo,se compro a 2€ tenho de vender pelo menos a 2.50€.

    Dora Senos 3291

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