sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Euribor

A Euribor (EURopean InterBank Offered Rate) é uma taxa de juro de referência calculada pelo BCE tendo por base o valor dos contratos de cedência de crédito entre 57 bancos internacionais (entre eles a Caixa Geral de Depósitos) com uma participação muito ativa no mercado do euro. Por outras, palavras resulta do valor médio atribuído ao dinheiro pelos próprios bancos quando procuram ceder euros uns aos outros, daí designar-se de taxa interbancária. O gráfico relativo à curva de rendimentos pode ser encontrado, com atualização diária, neste endereço do Banco de Portugal.
Esta taxa é calculada diariamente para várias maturidade, ou seja, para vários períodos de cedência. A euribor a 6 meses, por exemplo, responde à pergunta: quanto custa pedir emprestado 1 euro por seis meses e é habitualmente utilizada em Portugal como referência para definir quanto os bancos pedem pelo dinheiro que emprestam aos particulares nos contratos de crédito à habitação, entre outros, sendo o preço do crédito completado por um spread adicionado à euribor.

9 comentários:

  1. No quotidiano ouvimos muitas vezes falar da euribor, mas o que é a euribor?
    De uma forma muito simplificada pode-se dizer que a Euribor é uma taxa de juro associada ao crédito habitação (tipo de crédito mais conhecido).É uma taxa calculada diversas vezes, para períodos de tempo diversificados. Pois sendo uma taxa de juro associada a um crédito habitação, e sendo cada cliente, um cliente diferente, lógico será dizer que nem todos os clientes vão pedir o mesmo montante durante o mesmo período de tempo. Daí a ser calculada várias vezes.
    Através do cálculo desta taxa obtemos o preço a que fica pedir emprestado 1€ durante um determinado período de tempo.
    Joana Inácio 2E19 nº3295

    ResponderEliminar
  2. A Euribor existe desde 1999, o ano em que o euro foi introduzido. Euribor é a junção das palavras Euro Interbank Offered Rate. As taxas Euribor baseiam-se na média das taxas de juros praticadas em empréstimos interbancários em euros por 57 bancos proeminentes europeus. Para a determinação das taxas Euribor são excluídos 15 por cento tanto das percentagens mais altas como das percetagens mais baixas relatadas. O nível das taxas de juros Euribor é, em primeiro lugar, obviamente determinado pelo volume de oferta e procura. Afinal de contas, trata-se de uma taxa de juro do mercado que é formada por um grande número de bancos diferentes. No entanto existem uns factores externos que influenciam em grande medida o nível da taxa de juro Euribor. Um destes factores são as circunstâncias económicas, como por exemplo, o crescimento económico e o nível da inflação.

    Ana Cristina nº3286

    ResponderEliminar
  3. A Euribor é a taxa de referência para as operações financeiras entre Instituições Financeiras. É a partir desta taxa que as Instituições Financeiras da zona Euro fixam a taxas que irão praticar aos seus Clientes, sejam empresas ou particulares, adicionando uma margem que se designa por spread.
    Em Portugal, até 1998, as taxas interbancárias eram conhecidas como Lisbor e eram determinadas pelos 8 principais bancos portugueses. Depois da introdução do euro foi decidido criar uma taxa de juro interbancária válida para toda a zona euro.
    Surgiu assim a denominada Euribor (Euro Interbank Offered Rate) que é fixada por um conjunto de 57 bancos que actuam na zona euro, sendo a Caixa Geral de Depósitos o único banco português incluído actualmente nesse lote. A Euribor existe para prazos desde uma semana até doze meses.
    A Euribor é publicada diariamente às 11.00 h em Bruxelas, pela European Banking Federation que selecciona de entre 3.000 bancos da U.E. apenas um conjunto representativo de 64, sendo 58 da Zona Euro e 6 da União Europeia fora da Zona Euro.
    O cálculo desta taxa é efectuado através de uma média aritmética simples de todas as taxas utilizadas nas operações realizadas entre estes 64 bancos no mercado interbancário no dia anterior.
    Em suma, a Euribor é o fio condutor onde assenta todo o sistema financeiro europeu.

    Dora Senos nº3291

    ResponderEliminar
  4. As taxas Euribor baseiam-se na média das taxas de juros praticadas em empréstimos interbancários em euros por 57 bancos proeminentes europeus (o painel de Bancos). Para a determinação das taxas Euribor são excluídos 15 por cento tanto das percentagens mais altas como das percentagens mais baixas relatadas. Todos os dias úteis, às 11:00 horas Hora Central Europeia, as taxas de juro Euribor são divulgadas e transmitidas a todas as partes participantes e imprensa.
    Samuel Pinto Nº3303

    ResponderEliminar
  5. A EURIBOR (EURopean InterBank Offered Rate) existe desde 1999. Esta taxa é fixada entre os 57 maiores bancos da Europa. Para determinar as taxas EURIBOR são excluídos 15 por cento tanto das percentagens mais altas como das percentagens mais baixas relatadas. A caixa Geral de Depósitos e um desses 57 Bancos. O cálculo da taxa EURIBOR é determinada através da média de todas as taxas utilizadas nas operações realizadas entre estes 57 bancos no mercado interbancário no dia anterior. Todos os dias, as 11 Horas, a EURIBOR é publicada pela European Banking Federation, em Bruxelas.

    ResponderEliminar
  6. Tiago Gonçalves 3306 2ºe19

    ResponderEliminar
  7. Comentando esta semana, digo que a Euribor (European Interbank Offered Rate), "taxa interbancária oferecida em euro" é uma das principais taxas de referência do mercado monetário da zona euro. Esta indica a taxa de juros média dos depósitos interbancários da zona euro. A Euribor é calculada diariamente pela European Banking Federation (EBF) e publicada pela Reuters. É muito utilizado como taxa de referência para os empréstimos bancários. Esta foi criada juntamente com o euro, em 1º de Janeiro de 1999, sendo que a primeira taxa foi definida em 30 de Dezembro de 1998, com validade a partir de 4 de Janeiro de 1999.Existem diferentes Euribor, a depender do prazo do empréstimo de uma semana a um ano. Quanto maior o prazo, maior a taxa: Euribor para 1 ano (EUR 12M) é maior que a Euribor para 6 meses (EUR 6M), que, por sua vez, é maior que a Euribor para 3 meses (EUR 3M) e assim por diante. A taxa é calculada proporcionalmente sobre uma base de 360 dias, para qualquer outro prazo.

    Joana Leão , nº 3294

    ResponderEliminar
  8. A Euribor é uma das principais taxas de referência do mercado monetário da zona euro. Indica a taxa de juros média dos depósitos interbancários da zona euro. O cálculo considera as taxas dos 64 principais bancos europeus, excluindo-se os valores extremos, ou seja, os 15% mais altos e os 15% mais baixos.

    A Euribor é calculada diariamente pela European Banking Federation e publicada pela Reuters. É muito utilizado como taxa de referência para os empréstimos bancários.
    A Euribor foi criada juntamente com o euro, em 1º de janeiro de 1999, sendo que a primeira taxa foi definida em 30 de dezembro de 1998, com validade a partir de 4 de janeiro de 1999.

    Existem diferentes Euribor, a depender do prazo do empréstimo.

    José Gomes
    3297
    2E19

    ResponderEliminar
  9. De um forma simples e prática podemos definir a Euribor sendo uma relação entre o volume de oferta e procura pelo facto de se tratar de uma taxa de juro do mercado que é formada por um grande número de bancos diferentes.
    Existem também factores externos que influenciam de forma relevante o nível da taxa de juro Euribor,
    A taxa de juro da Euribor é usada como referência para uma série de produtos financeiros.
    Os bancos usam a Euribor como taxa de referência para os seus produtos, desde 1999, nomeadamente, contas poupanças a variados tipos de empréstimos.
    -Por exemplo a Euribor a 6 meses é a taxa de referência mais importante no crédito à habitação.
    Na consideração do crédito, existem diferentes Euribor, dependendo do prazo do empréstimo.
    A Euribor é também uma das principais taxas de referência do mercado monetário da zona euro, indicando a taxa de juros média dos depósitos interbancários da zona euro.
    Como se calcula?
    São consideradas todas as taxas dos 64 principais bancos europeus, sendo um deles a Caixa Geral Depósitos efectuadas no dia anterior, excluindo-se os valores extremos, ou seja, os 15% mais altos e os 15% mais baixos.
    A Euribor é publicada diariamente às 11.00 h em Bruxelas, pela European Banking Federation.
    Visto ser esta uma taxa tão influente, o BCE esforça-se por manter as taxas,isto para salvaguardar um aumento da taxa de esforço dos agentes deficitários, isto poderia suceder por exemplo num crédito habitação, se a taxa fosse indexada a Euribor a 3 meses por exemplo, com a subida da Euribor, a prestação também subia, assim como a taxa de esforço, e aumentaria a probabilidade de não ser cumprido o bom pagamento do crédito, refletido em cada prestação, Por outro lado os agentes excedentários que fazem pressão para aumentar as taxas de juro acima da inflação de forma a que não percam poder de compra.
    Fica efectivamente sublinhada a importância do BCE regular o mercado europeu, para assegurar o crescimento económico, e a influência que a oscilação da Euribor tem na economia Europeia e nacional.

    Carlos Araújo nº3156

    ResponderEliminar