sábado, 5 de março de 2011

Euribor a subir

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, admitiu na quinta-feira que a instituição pode subir a taxa de referência no próximo mês, mas garantiu que isso não significará o início de uma série de aumentos. "É possível, mas não é certo", disse Trichet, citado pela AFP, quando questionado sobre um possível aumento da taxa diretora em Abril.
Fonte: Diário de Notícias, aqui.

2 comentários:

  1. De facto estamos num mundo globalizado e mesmo que queiramos, não conseguimos “fugir”.
    Estas elevadas subidas na taxa Euribor tanto a 3, como a 6, como a 12 meses vão obrigatoriamente tornar o acesso ao crédito mais difícil, uma vez que o tornará mais caro.
    Uma vez que o tornará mais caro, certamente irão existir mais pessoas na “pasta” dos incumprimentos. Por sua vez, os bancos tornam-se cada vez mais exigentes na concessão do crédito e temos assim um ”ciclo vicioso”.

    Ana Rodrigues
    2E19 / 3287

    ResponderEliminar
  2. As taxas Euribor baseiam-se na média das taxas de juros praticadas em empréstimos interbancários por 57 bancos europeus. Essa taxa é determinada pela média das taxas mais altas pelas taxas mais baixas, determinadas pelos respectivos bancos.
    A escalada continua acentuada. As Euribor estão a subir em todos os prazos, como a minha colega referiu anteriormente, o crédito ficará mais difícil e mais caro, isso irá levar a uma aumento do endividamento.

    Ana Pinheiro

    ResponderEliminar