sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Central de Responsabilidades

A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) é uma base de dados, gerida pelo Banco de Portugal, com informação prestada pelas entidades participantes (instituições que concedem crédito) sobre os créditos concedidos aos seus clientes e também sobre as responsabilidades de crédito potenciais que representem compromissos irrevogáveis.
 A CRC tem como principal objectivo apoiar as entidades participantes na avaliação do risco da concessão de crédito. Para o efeito, estas entidades acedem à informação agregada das responsabilidades de crédito de cada cliente no conjunto do sistema financeiro.
Do Site do Banco de Portugal, aqui.

7 comentários:

  1. A meu ver a existência desta Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), é bastante importante e positiva, pois vai permitir vigiar o cumprimento dos créditos concedidos a particulares e a empresas, bem como alertar a Banca para os riscos de sobreendividamento. É bom para os Bancos, pois vão poder fazer uma distinção clara entre os bons e maus pagadores. Quem fica com o nome na lista, são aqueles que contraíram crédito, realizaram desconto de letras, tiveram o saldo a descoberto ou usaram o plafond do cartão de crédito. Juntam-se-lhes os potenciais devedores, que possuam linhas de crédito contratadas, que tenham cartão de crédito ou sejam fiadores ou avalistas.
    Ana Cristina Nº3286

    ResponderEliminar
  2. Com a Central de Responsabilidades de Credito, gerida pelo Banco de Portugal, temos a informação sobre o conteúdo dos registos, que os particulares ou empresas, têm na base de dados no Banco de Portugal, essa informação é dada pelas instituições financeiras.

    Com esta informação prestada pelo BP, poderemos definir o risco do cliente, podendo conceder ou não crédito dependentemente da informação CRC, é esse o seu principal objectivo. Também temos acesso os empréstimos concedidos no sistema financeiro, exemplos: empréstimos para aquisição de habitação; empréstimos para aquisição de automóveis; empréstimos para aquisição de títulos de crédito; etc …

    Ana Pinheiro 3284

    ResponderEliminar
  3. A Central de Responsabilidades de Crédito gerida pelo Banco de Portugal, é um pilar "base" para as instituições financeiras na hora de conceder crédito aos seus clientes.
    As instituições buscar conceder crédito com o menor risco possível , daí a recorrer a CRC para aceder a informações sobre o cliente em causa.
    Essas informações são muito importantes, pois retratam a história da vida económica do cliente.
    Joana Inácio
    2E19

    ResponderEliminar
  4. A central de Risco de Crédito é gerida pelo Banco de Portugal. A CRC serve de base de apoio aos bancos para a concessão de créditos aos particulares e as empresas. Como as instituições tentam conceder crédito com o menor risco possível, recorrem a CRC para terem aceso ao historial do cliente e assim analisarem se o cliente é digno do crédito que esta a pedir ao banco, se o cliente tiver um bom registo o mais provável é que o credito seja aprovado, se o cliente for um irresponsável ou que por ocorrências inerentes a ele próprio não consegue pagar os créditos que já foi detentor o mais provável é que o credito seja recusados. O banco através da CRC têm mais uma base de apoio para a concessão de crédito e consegue avaliar possível risco que decorre na operação de crédito.
    Tiago Goncalves 3306 2ºE19

    ResponderEliminar
  5. A existência da Central de Riscos do Banco de Portugal é uma grande ajuda para os bancos, nomeadamente para a concessão de crédito. A CRC permite às entidades bancárias que consultem qual o montante de crédito que um determinado cliente detém. Esta informação é vista quando um cliente se dirige ao banco para pedir crédito. Ora, se for um cliente com endividamento zero muito bem, mas se for um cliente sobrecarregado de créditos que esteja em situação de sobreendividamento, muito mal. Percebem agora a importância desta fonte de informação?

    Ana Rodrigues
    nº3287

    ResponderEliminar
  6. A central de Risco de Crédito é administrada pelo Banco de Portugal. A CRC serve de apoio de aos bancos para a concessão de créditos aos particulares e as empresas. Com a informação dada pelo Banco de Portugal, podemos definir o risco do cliente, e consoante as informações decidimos se concedemos crédito ou não, sendo este o principal objectivo. Se o cliente tiver um bom arquivo o mais provável é que o crédito seja aprovado, se o cliente for um irresponsável o mais provável é que o crédito seja recusado. Concordo inteiramente com os meus colegas.

    JOANA LEÃO, 3294

    ResponderEliminar
  7. A CRC é uma base de dados, gerida pelo Banco de Portugal com informação relativa a créditos concedidos pelo sistem financeiro residente.O seu principal objectivo consiste em apoiar as entidades participantes na avaliação do risco da concessão de crédito. Só por isto ja podemos perceber que esta central é muito importante pois, só assim se irá controlar o cumprimento dos créditos concedidos a particulares e a empresas.

    Sérgio Azevedo Nº3304

    ResponderEliminar